22/09/2009

Mangostão


Garcinia mangostana
G. mangostana
Garcinia mangostana.
Sinónimos:
Mangostana garcinia Gaertn.
Mangostão ou mangustin (Garcinia mangostana L.; Clusiaceae, ex-Gutiferae ou Hypericaceae) é uma árvore frutífera tropical.
Nomes em outros idiomas: King-of-fruits, Maggistan, Mangosteen, Manggis, Mangostan, Mangostin, Manggusta, Men-gu

Características
Árvore de até 10m de altura com copa cônica, da mesma família das árvores brasileiras bacuri e guanandi.
Folhas grandes, duras, de coloração verde-escura e brilhante. Flores grandes de coloração vermelho-escura.
O fruto é esférico, vermelho a castanho-escuro, manchado de amarelo, com casca espessa que deve ser cortada delicadamente para não ferir a polpa. Polpa mole, suculenta, de sabor delicado e muito característico que envolve uma única semente oleaginosa.
A planta tem a peculiaridade de produzir frutos por partenogênese.

Ocorrência
Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: "a rainha das frutas tropicais". Verdadeiro "manjar dos deuses", o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego.
Existe também na China, no Panamá e em Honduras.
Apesar da árvore que dá o mangostão demorar vários anos para começar a frutificar - cerca de 10 anos quando plantada sem enxertia, ou 4 com enxertia - o cultivo da mais "saborosa fruta do mundo" passou a atrair vários migrantes de origem japonesa. Vem sendo plantado no litoral brasileiro com muito sucesso.
O mangostão tem sido produzido no Brasil no litoral da Bahia e agora temos um produtor no oeste do estado de São Paulo .

In Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário